Entenda toda a história por trás das cores que pintam o escudo e uniformes do grande Alviverde paulista
Sumário
A mudanças nas cores do Palmeiras
Certamente, as cores de um clube são a melhor maneira de representar a sua história. Pode até não parecer, mas as cores podem alterar o psicológico das pessoas, principalmente em momentos de tensão, e as cores do Palmeiras tem esse poder.
Atualmente, o Verdão é um dos clubes que mais colocam medo em seus adversários, não por ter um elenco recheado de estrelas, mas sim por ser constante e encarar cada partida como se fosse uma final, é raro encontrar algum jogo nos últimos tempos em que o Palmeiras não tenha jogado o seu melhor.
Alguns clubes do Brasil tem como fundadores colônias vindas de outros países e, todo fã de futebol, sabe que o Palmeiras vem de origem italiana, não é atoa que um dos apelidos do clube é Palestra Itália.
Mas esse apelido, pelo menos por um tempo, já foi o real nome da equipe palmeirense. Que teve de ser alterada graças a um decreto de um ex-presidente do Brasil.
A história conta com a participação de um evento que mudou o rumo da sociedade e selou uma época sombria de nosso planeta.
A mudanças nas cores do Palmeiras
Em 1942, o mundo vivia o auge da segunda guerra mundial, de um lado existia o Eixo que era composto por Alemanha, Japão e Itália, do outro existiu a Aliados que foi composta por Estados Unidos, Reino Unido e França.
Com o decorrer da guerra, o lado dos Aliados foi adotando mais países como reforços, a União Soviética, o Brasil e posteriormente a Itália
No momento em que a nação brasileira entrou na guerra, os italianos ainda faziam parte do Eixo. Até então presidente, Getúlio Vargas declarou que tudo e qualquer coisa que tivesse relação com um dos três países inimigos deveria ser extinta no país.
Essa decisão obrigou o Palestra Itália a se renovar, foi assim que o nome Palmeiras surgiu no campo brasileiro. Porém, as cores também tinham que ser alteradas.
Na época, a Società Sportiva Palestra Itália utilizava as cores verde claro, branco e vermelho, que eram as mesmas cores presentes na bandeira nacional italiana. Desta forma a identidade visual do clube teve que ser alterada.
Como vemos hoje em dia, o Palmeiras é predominantemente verde e apenas verde, o branco veio em decorrência aos detalhes presentes no escudo do clube, mas o vermelho foi extinto e nunca mais utilizado.
Desde então, o Palmeiras nunca mais voltou a se chamar Palestra Itália, se consolidou entre os 4 grandes de São Paulo e como um dos maiores clubes do Brasil.
Cores, Palestra, Clubes, Extinto, Presentes
19098 visitas - Fonte: Portal do Palmeirense
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas
Acepan Acepan, história jamais deve ser esquecida. Fique na sua se não tem noção do que ocorreu.
A pressão contra o Palestra Itália em SP, ocorreu principalmente pela bambizada comandada por Gel. Profírio da Paz e Paulo Machado de Carvalho.
Ja vi essa materia mil vezes aqui......não tem noticias novas não publiquem coisas sem nexo....