Emissoras rivais explicam por que não concorrem com Globo pelo Brasileiro

16/10/2016 12:35

Emissoras rivais explicam por que não concorrem com Globo pelo Brasileiro

Emissoras rivais explicam por que não concorrem com Globo pelo Brasileiro

Em processo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), as emissoras de TVs abertas, Record, SBT e RedeTV! explicaram que problemas no modelo de negociação as impedem de concorrer com a Globo pelo Brasileiro apesar de terem interesse na competição. A Band, que era parceira da Globo, destacou alguns entraves, mas apoiou o formato atual.



Desde o início do ano, o Cade abriu um processo para investigar um possível monopólio da Globo em direitos de transmissão esportivos. Isso ocorreu por conta de notícias de distorções nas negociações relacionadas aos direitos de TV fechada no Nacional, em disputa entre Sportv e o Esporte Interativo.



A investigação, no entanto, se tornou mais abrangente. No meio do ano, o Cade enviou ofícios às redes de TVs abertas para saber do seu interesse pelo Brasileiro. Todas revelaram ter interesse, mas se sentem impedidas por entraves, segundo respostas enviadas em junho de 2016.



A Record respondeu: ''À Record sempre interessa a possibilidade de participar da negociação justa e em termos razoáveis dos direitos de transmissão de campeonatos esportivos em geral e, em especial, do Campeonato Brasileiro de Futebol.''



Uma das reclamações da emissora foi o fato de não haver uma regulamentação do uso dos direitos de imagem dos clubes em partidas entre dois deles. Ou seja, uma emissora pode comprar só de um time e não poder passar o jogo por não ter os direitos do outro. ''A negociação direta dos direitos de transmissão pelos clubes é um modelo interessante, todavia deve-se regulamentar os conflitos de direito de imagem na transmissão dos eventos'', completou. Assim, a emissora poderia comprar só os jogos em casa de um time, por exemplo.



O SBT também se mostrou interessado no Brasileiro e apontou cinco problemas principais no modelo de negociação de direitos da competição. Vamos lista-los abaixo:



a) Falta de uma liga ou associação para negociar em bloco pelos clubes com o fim do Clube dos 13; b) Falta de regulação transparente no processo para definir a venda sem exclusividade; c) Negociação em bloco de todos os campeonatos, regionais, nacionais e sul-americanos; d) Ausência de proibição a pagamentos antecipados na hora da renovação de contratos, o que desestimula a entrada de TVs novas; e) Calendário dos jogos e horários de transmissão que não estimulam presença do público e deixam times dependentes de TVs.



''Fazer uma oferta para aquisição dos direitos de eventos/campeonatos de futebol, no modelo de negócio hoje praticado, que prevê 'exclusividade', torna-se inviável para o SBT, e, provavelmente para as demais redes de TV aberta e fechada'', completou a emissora.



A Band também apontou que, na maioria dos países, a negociação dos direitos de televisão é coletivo, embora existam exceções como o México. Mas a emissora destacou que o modelo atual de transmissão é o mais eficiente.



''Cada rodada tem 10 jogos; 2 são selecionados para TV aberta sendo que para a cidade em que o jogo acontece não há transmissão nem por TV aberta nem por assinatura (exceto em pay-per-view); os jogos exibidos na TV por assinatura são transmitidos em horários não concorrentes e o pay-per-view transmite todos os jogos. Com isso, todos os interessados (emissoras, clubes, público e anunciantes) obtêm o melhor resultado possível'', descreveu.



Embora tenha escondido os motivos pelos quais deixou a parceria com a Globo no Brasileiro, a Band deu a entender que foi por conta da queda das taxas de retorno do futebol. Segundo a emissora, o Nacional ''somente é interessante se houver boas perspectivas de retorno dos investimentos realizados, sendo que as taxas vêm caindo gradativamente no caso do futebol, em razão do aumento dos custos dos direitos de transmissão e da conjuntura econômica no Brasil, que evidentemente afeta os anunciantes.''



A RedeTV! foi outra que demonstrou interesse no Nacional, mas pediu uma rediscussão do modelo de negociação. A emissora, no entanto, não apontou quais os problemas.



''Para aumentar a concorrência pelos direitos de transmissão do campeonato em TV Aberta no Brasil, pode-se adotar novos modelos, a fim de permitir maior democratização do acesso do esporte ao público telespectador'', disse. ''Entendemos que o modelo atual necessita de uma discussão mais ampla entre todos os agentes.''



A Globo já se manifestou neste processo e defendeu seu modelo de negociações por pacotes como o mais vantajoso para os clubes. Mas não é possível ler todas as suas posições porque foi requisitada confidencialidade em alguns deles. Publicamente, a emissora já disse que procura o melhor para o futebol brasileiro e que fez modificações em seu modelo ao alterar a divisão de cotas de televisão dos clubes.



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





18672 visitas - Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

prefiria ver na band e a maioria das pessoas que conheço tbm e eh estranho a Globo ter mais audiençia

Só criando a liga pra fazer uma revolução..

quem manda no calendário do futebol brasileiro é a globo qualquer campeonato é assim , até a copa do mundo da pra ver quem manda

A globo declara que este é o melhor modelo porque é o modelo que lhe interessa. É ela que dita as regras e rege os contratos. Antecipa receita aos clubes porque sabe que todos estão em dificuldades e com isso faz com que todos comam na mão dela, ela amarra o clube de tal forma que eles não tem como escapar, é o cachorro correndo atrás do rabo. Com isso monopoliza ao seu bel prazer inclusive com o torcedor que não pode assistir o jogo no estádio por causa dos horários dos jogos, que são imposição da globo, e nem na TV aberta que só passa os seus queridinhos. Com isso o futebol brasileiro está definhando se resumindo à pouquíssimos clubes que recebem as benesses da globo. A globo é um câncer para o futebol brasileiro e pra todos nós, ela já vem num processo de destruição do futebol à algum tempo e isso vai ser concluido em poucos anos tudo pra satisfazer os seus interesses econômicos imediatista e firmar cada vez mais o seu poder.

palmeiras cresce a cada dia tanto no gramado qto financeiro . nao dependemos da glomerda . eles q vaem se fuder .

dei valor em 2003 não era pra lembra mais a record so passava o jogo da nossa seleção alviverde.

globbo vai c fuder,o meu PALMEIRAS não precisa d vc,emissora sem critério,mal caráter...

Existe o Monopolio da Globo a muitos Anos e nunca vi nenhum Time e CBF peitar essa TV,sou obrigado ver o q ela estipula ver na sua Grade,ninguem nesse Pais é capaz de acabar com essa pouca vergonha,ex: passou Cu rintia sendo q está em Nono e os times da ponta passou na quinta-feira às 21 horas eu vi por q tenho Premier outro (monopólio)mas quem não tem é obrigado saber o q aconteceu,Neto foi o único q alertou o Roubo da Globo,e não gosto do Neto,mas foi o Único q não poupou essa Putaria q acontece a Anos...tem q terminar Todo o Futebol sendo comandado Simples por o interesse simples pela Audiência,comandado por essa TV mau Carácter..

isso vai acontecer enquanto os clubes forem dependentes da Globo.

"Mas não é possível ler todas as suas posições porque foi requisitada confidencialidade em alguns deles". 
Porra nenhuma eles querem se for do jeito deles, se n acatarem o que esses fdp querem n tem acordo, deveria ter um golpe contra essa globosta e mandar pra puta que o pariu!!!!!
Só passam jogos de dois "times" nesse campeonato xula na TV aberta, uma merda essa "democraDITADURA" que eles fazem.

Eu sou um palmeirense fanático pelo futebol brasileiro ... mas eu não vejo justo só a globo querer mandar .... deveriam ter outras maneiras pra as emissoras fazer parte dos jogos do brasileirão pra não dizer isso da manipulação nos jogos ,seriam melhor todas as emissoras fazer parte das transmissões...seriam democrática.

Tem que ser aberta a todas. o torcedor escolhe onde assistir.

Globosta manipuladora

se ñ abrirem o olho,vai ser igual ao campeonato espanhol,onde só dois times comanda o campeonato por lá.

globosta patifaria o meu Palmeiras nao precisa de vc

é fácil é soma globo mais CBF o resultado é corrupção no futebol

O Rede GLOBO vai se fuder o meu Palmeiras nao precisa de vc . Emissora mafiosa e manipuladora.

- essa emissora quer criar um monopólio, decidindo até os horários dos jogos, absurdo isso ! o pior que não tem concorrentes aí quem não tem tv por assinatura fica depende disso !

Essa Emissora ta de brincadeira com os torcedores, quê bem que à globo quer só os interesses dela próprio!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras