De Valdivia a Jesus: todos pela seleção, nós pelo Palmeiras

9/10/2017 21:44

De Valdivia a Jesus: todos pela seleção, nós pelo Palmeiras

De Valdivia a Jesus: todos pela seleção, nós pelo Palmeiras

O último jogo da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa vai promover o reencontro de duas das figuras mais importantes dos últimos anos do Palmeiras, que representam antagonicamente momentos cruciais que nos levaram até estes dias de ar (quase) fresco e queixas justificáveis dentro do conforto de um vai e vem no G4.



Valdivia servia ao time do Palmeiras de forma inteligente, sagaz e atrevida. Imprevisível, nos fazia meros espectadores de suas habilidades dentro de campo.



Tendo apenas nove jogos em seu ano de despedida, estando presente durante 90 minutos de apenas duas partidas, a última vez em que pisou no Allianz Parque o seu carisma já estava em decadência e acabávamos de iniciar a construção de um time competitivo. Foi um Palmeiras x ASA, 0x0, pela Copa do Brasil de 2015 - a competição que coroaria o nosso novo início.



Ao mesmo tempo surgia Gabriel Jesus na boca (e nos sonhos) do torcedor. Lembro que o técnico Oswaldo de Oliveira reclamava sobre a insistência petulante da nossa torcida em pedir o menino que tinha acabado de subir da base, como Borel. Existia uma ansiedade quase angustiante em ver o garoto responder aos 37 gols, em 22 jogos, que tinha marcado na base do clube - já que internamente sabíamos das nossas constantes frustrações (e nomeiem elas como quiserem: Caio Mancha, Bruno Dybal, Patrick Vieira, Vinícius).



O Allianz Parque vivia a permanente tensão de esperar pela sua entrada em campo e ela aconteceu algumas vezes até que, finalmente, ele conseguiu marcar o primeiro gol pelo profissional. Ironicamente, foi no jogo ASA x Palmeiras, no Estádio do Café, a partida da volta daquele confronto em que Valdivia deixou de vestir a nossa camisa. Naquela situação, Gabriel Jesus, em um novo chororô, garantiu a nossa classificação.





Meu negócio é que sempre confiei nesse sistema mental de trabalhar a paixão com a lei da troca, já que somos plenamente capazes de desapegar (momentaneamente) de uma coisa que pode, aparentemente, ser substituída. Era uma alteração sob medida e imprescindível para os próximos dois títulos. Aceitamos a outra perda sem questionar.



Assumindo o posto de diferencial, Jesus nasceu, brilhou e voou de dentro do Allianz Parque para Manchester em pouco tempo, onde foi de insubstituível a um "dos 6 titulares do ataque”, essenciais, de Guardiola, que costuma usar três ou quatro por jogo. Diferente do peso que sentiu com a camisa 33 verde, assumiu o mesmo número no City e a 9 de Ronaldo como se não estivesse na várzea e pintando as ruas do Jardim Peri para a Copa de 2014 alguns anos antes, esperando por uma oportunidade. Ao mesmo tempo, Valdivia fez fortuna entre os sheiks árabes e voltou para o Colo Colo, com desconfiança, mas apresentando - em pouco tempo - o bom futebol que o leva a seleção. Daí vem o encontro.



De um lado, devemos ver novamente o Valdivia que nos entretinha com sorriso no rosto, servindo a um Chile que vai jogar a vida pela classificação. Do outro, o menino que conquistou a camisa 9 correndo no nosso gramado, brincando de jogar bola como quem sabe que o passaporte está garantido para a Rússia.



Existem coisas em comum em toda essa história: ambos são gênios, querem estar lá, apresentam um futebol que faz falta ao nosso elenco e vão causar algum tipo de sensação em nós, meros servos desse sentimento que nos faz tornar um jogo de seleção algo particularmente palmeirense.



E no ruído que se estabelecerá durante o hino nacional, entre o conflito do que é desrespeitoso e do que é nosso, eles vão entender onde estão. Palmeiras, meu Palmeiras.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





4803 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Esse bosta do Valdivia só ferrou o palmeiras na última passagem pelo o clube, e tem um monte de torcedor babaca pedindo a volta dessa tranqueira.

El Mago nosso 10 que procuramos

volta mago, mas Gabriel de Jesus, é demais, como faz falta.

Volta Valdivia voce esta fazendo falta no Palmeiras!!

volta Mago, precisamos de você e de seu futebol empolgante

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras