Campeão sub-20, Palmeiras mira título inédito como novo objetivo

11/12/2017 19:34

Campeão sub-20, Palmeiras mira título inédito como novo objetivo

Campeão sub-20, Palmeiras mira título inédito como novo objetivo

Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras



O título sub-20 do Palmeiras conquistado na semana passada coroou uma histórica temporada para o Verdão. Finalista nas cinco categorias de base do Campeonato Paulista pela primeira vez no mesmo ano, o clube fechou 2017 com três troféus, dois vices e um primeiro objetivo definido para a próxima temporada: a Copa São Paulo.







O Verdão nunca conquistou a Copinha, que terá início em janeiro, mas sabe que a campanha expressiva no ano o credencia como um dos candidatos ao título no principal campeonato de base do futebol brasileiro.



– Desde o ano passado temos esse peso de ganhar a competição que a torcida tanto cobra. O Palmeiras merece e está preparado para isso. Vamos como favoritos, mesmo. Principalmente pela qualidade que mostramos no ano. Perdemos três jogadores, mas tem muita reposição no juvenil (sub-17) que acabou de ser campeão da Copa do Brasil. Vamos com muita confiança para a Copa São Paulo – disse o coordenador João Paulo Sampaio.



O comandante da equipe palmeirense será Wesley Carvalho, que chegou ao clube neste ano após conquistar o título do Campeonato Baiano com o Vitoria. Na reta final de 2017, ele dividiu funções também como auxiliar de Alberto Valentim. Com o título paulista, o treinador fala em tirar a pressão do elenco.



– Cria-se uma expectativa de vitória, porque não temos (título na Copinha). Cria uma responsabilidade. Esse peso eu vou tirar deles. Vamos disputar primeiro a Copa RS. Lá vamos colocar outros jogadores que não vinham jogando. Vamos começar a nossa preparação dentro da competição. É ter tranquilidade e saber tirar essa pressão dos meninos para, quem sabe, também chegarmos à final e conquistar mais esse título – disse o técnico Wesley Carvalho.



Antes da Copinha, quando jogará em Taubaté (SP) contra Luverdense, Moto Club e Taubaté, o Palmeiras disputa a Copa RS. Até agora, duas vitórias e uma derrota no torneio que é visto como uma oportunidade de preparar a equipe. O goleiro Daniel Fuzato e os zagueiros Pedrão e Augusto, com 20 anos, não poderão mais fazer parte do plantel em 2018 por causa da idade. Por outro lado, o time terá os reforços de atletas do sub-17, casos de Vitão e Alan.



O Palmeiras fecha 2017 com os títulos da Copa do Brasil sub-17 e do Campeonato Paulista nas categorias sub-11, sub-15 e sub-20. O resultado expressivo é muito destacado no departamento de futebol, liderado por Alexandre Mattos e Cícero Souza.



A tendência para 2018 é dar mais espaço aos atletas revelados pelo clube. Além de eventuais promoções dos times sub-17 e sub-20, casos de Pedrão, Alan e Fernando, o clube conta com o retorno de atletas que estavam emprestados, como Artur, João Pedro, Victor Luis, entre outros.



– Quando você traz um bom coordenador, exige a qualificação dos profissionais, coloca uma estrutura de trabalho no seu centro de treinamento, contrata bons captadores, aproxima os principais centros formadores do Brasil, começa a jogar as principais competições nacionais e internacionais, você começa a colher frutos de competitividade. É isso que vimos nos últimos dois anos. Dos últimos dez Campeonatos Paulistas de base, são seis títulos. Mas o mais importante é o trabalho de formação, e o próximo passo que precisamos dar, que é a transição final e a sustentação desses meninos na equipe principal – avaliou Cícero Souza, gerente do Palmeiras.



Roger Machado assume oficialmente apenas em janeiro de 2018, mas já participa diretamente do planejamento do clube. Além de discutir contratações e eventuais saídas, o novo treinador tem buscado informações sobre a base do Verdão. Ele, inclusive, foi para Porto Alegre acompanhar de perto a equipe sub-20 na Copa RS.



Com uma política de integração, é comum ver atletas da base treinando na Academia de Futebol simultaneamente ao trabalho do grupo profissional. Para o clube, isso facilita uma possível transição.



– Eu falo que eles (jogadores) precisam fazer com que aconteça e não esperar que aconteça. A transição de treinar com o profissional, o treinador conhecer... Nós já tivemos papos com o Roger. Agora é eles sustentarem quando tiverem oportunidades. E não precisa ser no jogo, pode ser no treino, nos 15 minutos que entrar. Eles vão estar preparados para isso. Com certeza o Palmeiras está saindo desse ano como um dos grandes formadores. Agora é aproveitar cada vez mais – completou João Paulo Sampaio, coordenador da base alviverde.



VEJA TAMBÉM
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.
- Palmeiras mantém invencibilidade de seis anos contra o São Paulo no Morumbi
- Lázaro busca destaque no Palmeiras após marcar seu primeiro gol no clube





5319 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras