O técnico Vanderlei Luxemburgo chegou ao Palmeiras, no fim do ano passado, com a missão de usar mais jogadores da base no time principal. A ideia deu certo: alguns garotos têm sido fundamentais para a equipe, que enfrenta a Ponte Preta, às 19h deste domingo, na semifinal do Paulistão.
LEIA TAMBÉM: Soteldo no Palmeiras? Comentarista da FOX explica situação; confira
E isso vem acontecendo desde o início do ano. Dos 15 jogos oficiais realizados pelo time até agora em 2020, em apenas quatro não houve um titular promovido este ano da base. E em todos ao menos um jovem entrou durante a partida.
Quem mais foi utilizado até agora foi Gabriel Menino, que iniciou sete jogos e foi opção no decorrer da partida em mais três. Patrick de Paula foi titular em cinco confrontos e entrou em outros quatro.
Na hora decisiva, foi a eles que Luxemburgo recorreu. Os dois foram titulares no duelo de quarta-feira, contra o Santo André, pelas quartas de final, e devem se manter assim contra a Ponte Preta.
–
É gostoso ver o Gabriel Menino sendo lançado de lateral, o Patrick jogar o que jogou, no segundo tempo principalmente, tomando conta do meio de campo. Fico satisfeito pela evolução. Eu não tenho esse problema de ser mais ou menos experiente para jogar – disse Luxemburgo após o jogo contra o Corinthians.
Gabriel Veron, Wesley e Luan Silva são outros garotos promovidos no início deste ano que já tiveram chance como titular na temporada. Angulo foi emprestado ao Cruzeiro e chamado de volta pelo treinador após a saída de Dudu. Até agora, apenas Alan e Lucas Esteves não foram usados em partidas oficiais.
Os números de aproveitamento de jovens oriundos da base são muito superiores aos das temporadas recentes. Em todo o ano de 2019, por exemplo, o Palmeiras só teve uma revelação como titular, em uma partida: Vitão, contra a Ponte Preta, quando o então técnico Luiz Felipe Scolari poupou os principais atletas.
Nesse mesmo dia, Lucas Esteves e Léo Passos entraram no segundo tempo. O outro garoto usado no restante do ano foi Gabriel Veron, que entrou durante três partidas na reta final do Brasileirão.
Em 2018 o aproveitamento foi um pouco melhor, mas ainda muito abaixo do que acontece atualmente. Artur atuou em sete jogos, um como titular, Papagaio jogou seis vezes, uma desde o início, e Fernando entrou em um confronto. Apenas os três foram utilizados no ano todo – sem contar Victor Luís, revelado pelo clube, mas que estava no profissional desde 2014.
Palmeiras, Base, Utilização, Luxemburgo, 2020, Garotos, Verdão
3567 visitas - Fonte: Globoesporte.com
Tbm acho Alanzinho precisa de uma oportunidade!! Pq lucas morto não da mais!!
Da uma sanche ao.garoto lucas estavam lateral caralho..e o alanzinho no lugR de.lucas lima..pda nois ver .