[LIBERTADORES] Veja a análise das penalidades de Palmeiras e Flamengo

27/11/2021 09:45

[LIBERTADORES] Veja a análise das penalidades de Palmeiras e Flamengo

[LIBERTADORES] Veja a análise das penalidades de Palmeiras e Flamengo

Há nove anos a Taça Libertadores não é decidida nos pênaltis, mas o equilíbrio entre Flamengo e Palmeiras é grande, e a definição de mais uma conquista continental desta forma não pode ser descartada. Seria a 12ª vez na história da competição que isso aconteceria. Nos últimos três dias você acompanhou aqui como rubro-negros e palestrinos atacam, defendem, e se comportam nas bolas paradas. Agora vamos entender o que pode acontecer nas penalidades.



Flamengo

É difícil iniciar qualquer análise de penalidades máximas nesta final sem citar Gabriel Barbosa. O atacante do Flamengo é o principal jogador do país neste aspecto, não desperdiça um pênalti desde março de 2020, quando bateu no travessão em uma vitória do rubro-negro sobre o Botafogo. Ele certamente estará entre os cobradores no caso da partida ser resolvida desta forma.



Gabigol tem um estilo todo peculiar. Vai pra bola com passada lenta, olhando fixamente os movimentos do goleiro e só define o canto quando o arqueiro esboça um lado para cair. Sua frieza neste momento lhe permite isso, mas quando o arqueiro não indica o lado um pouco antes, ele tem a batida de segurança no canto esquerdo do goleiro, quase sempre rasteira e sem tanta força, com a parte interna do pé.



Outro jogador rubro-negro com precisão absurda nos pênaltis é De Arrascaeta. Converteu as cinco últimas cobranças, seja pelo Flamengo ou pelo Uruguai, e varia muito o lado e a forma de bater na bola. Não dá muito tempo para o goleiro pensar. Acelera a corrida até a pelota e finaliza com firmeza.



David Luiz e Andreas Pereira, recém-chegados ao clube, bateram poucos pênaltis na carreira, mas mostram ótimo aproveitamento. David só errou um, e o meio-campista está invicto. É muito provável que sejam escolhidos. Ambos têm perfil independente da movimentação do goleiro. Correm para a bola com o canto definido e batem com pressão.





Pedro também pode entrar em campo e ser relacionado para este momento. Assim como Bruno Henrique, outro possível batedor, tenta esperar a movimentação do goleiro para definir um canto, mas os dois não possuem a mesma frieza de Gabigol, e acabam definindo um canto antes de se aproximarem da bola. O centroavante é mais preciso que o ponta.





Vitinho é mais uma opção! Busca bater seus pênaltis com a parte interna do pé, colocando efeito, força, e buscando os ângulos. É capaz de marcar golaços desta forma ou isolar, como fez diante do São Paulo no Brasileirão 2020, e nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019, contra o Athlético.


Palmeiras

Se o Flamengo tem especialistas natos nas cobranças de pênaltis como Gabigol e Arrascaeta, o Palmeiras não fica atrás. Raphael Veiga, batedor oficial do time, está há mais tempo que o camisa 9 rubro-negro sem perder uma cobrança. Isso aconteceu em julho de 2018, quando ainda atuava pelo Athletico. Desde então, sua precisão é de 100%, e sempre com variações interessantes.



Alterna entre bater na bola com o peito do pé ou de ''chapa''. Forte e fraco. Em cantos variados ou no meio. Corre para a bola decidido e não espera a definição do goleiro. Gustavo Scarpa não varia tanto o jeito de bater na pelota, sempre com a parte interna do pé, mas alterna bastante o lado escolhido. É mais um que não aguarda a movimentação do goleiro.





Gustavo Gómez e Dudu vêm logo atrás na hierarquia de pênaltis palmeirenses. O zagueiro paraguaio também sempre ''chapa'' a bola rasteira, alternando os cantos. Já o atacante varia o comportamento. Pode esperar o goleiro se mexer ou nem olhar para o arqueiro rival. Bate com pressão na bola, quase sempre no canto baixo esquerdo do oponente.





Rony seria um possível quinto batedor. Este já tem um perfil mais dependente do goleiro. Acelera a corrida no início, e depois reduz o ritmo dos passos quando se aproxima da bola para olhar o arqueiro. Se ele não se mexe, busca a batida ''aberta'', de chapa, no canto esquerdo, como opção de segurança.


Dois jogadores que são reservas surgem como possíveis opções. Na realidade, três, mas a fase de Luiz Adriano é tão ruim, que é improvável que entre em campo. Perdeu a maior parte dos pênaltis que cobrou recentemente também. Já Willian mostra-se preciso. Dificilmente muda o lado da batida e mal olha para o goleiro enquanto corre para a bola. É uma opção confiável.



Patrick de Paula ganhou muito espaço depois do pênalti cobrado no Campeonato Paulista de 2020 contra o Corinthians. Impressionou a personalidade e a batida. Recentemente perdeu um contra o Atlético Mineiro e não faz boa temporada, fatores que podem pesar contra. Não deve, porém, ser descartaoa. Na base palmeirense era o batedor oficial do time sub-20.



Goleiros

A qualidade de Diego Alves e Weverton é inquestionável. Ambos se destacaram em diversos momentos ao longo das carreiras por pegarem pênaltis importantes, mas o momento do rubro-negro é bem superior neste quesito. Eles têm métodos idênticos para frear os cobradores. Esperam até o último momento para definir o lado, e fazem isso mediante o posicionamento do pé de apoio do cobrador.


Tentam acertar o canto baseados na direção em que o pé de apoio se fixa no chão na hora da batida, tanto que só se mexem após o adversário abaixar a cabeça para bater na bola. Em raros casos aguardam a pelota sair do pé rival para tentar pegar. Logicamente estudam de forma ampla o comportamento de cada um dos adversários, e isso define a atitude na hora do penal.



Diego se mexe mais em cima da linha com passadas laterais. Tem o costume de provocar os cobradores e agita os braços indicando um lado para induzir o adversário. Já Weverton gosta de ficar dentro do gol e só se posiciona na linha segundos antes da cobrança. É mais introspectivo. A leitura do lado da batida tem sido mais precisa por parte do rubro-negro, assim como o tempo de reação. Weverton anda pecando nos dois pontos.



Nada impede que novos comportamentos surjam em jogadores de linha e goleiros caso a decisão vá para os pênaltis neste sábado. O estudo apresentado aqui é feito de forma bem mais extensa e detalhada dentro dos clubes, e novas estratégias são criadas, mas os padrões até aqui são exatamente esses.

#palmeiras #verdao #alviverde #libertadores #flamengo #penaltis #analise



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





2388 visitas - Fonte: Uol Esportes

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras