Até agora é difícil entender como Palmeiras achou que Luxa era o ideal

15/10/2020 10:21

Até agora é difícil entender como Palmeiras achou que Luxa era o ideal

Até agora é difícil entender como Palmeiras achou que Luxa era o ideal

Vanderlei Luxemburgo é um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. É, para alguns, o maior técnico da história do Palmeiras. Mas não era o que o time precisava quando ele foi contratado. Não era nem mesmo o que a diretoria disse que queria quando optou por demitir Mano Menezes no fim do ano passado.







Naquela ocasião, o que Maurício Galiotte afirmou em sua coletiva de imprensa era que o clube ia acompanhar a mudança de rumos do futebol brasileiro, que o novo treinador ia trazer a modernidade que o torcedor não via nos últimos trabalhos, mesmo que com alguns bons resultados.



Ali, o Palmeiras reforçou que gostaria de competir de igual para igual com o Flamengo e que para isso precisava de um técnico com novos conceitos. O escolhido da vez foi Jorge Sampaoli. Todos nós já conhecemos a novela, o argentino acertou e depois pediu mais do que o combinado, irritou a diretoria e o negócio não saiu.



Imediatamente depois da negativa do argentino, o presidente do Palmeiras então optou por Vanderlei Luxemburgo. A escolha surpreendeu a todos: afinal, o que o comandante mostrou de modernidade nos últimos anos para ser o escolhido para cumprir a missão dada pelo próprio presidente na coletiva de imprensa? Claro que o passado do técnico era esse. Mas e o presente?



Galiotte foi muito questionado, externamente e internamente. Antes de tomar a decisão final, se justificou aos seus críticos dizendo que a escolha agradaria conselheiros. E aqui é importante destacar: o cartola teve apoio, mas não conseguiu consenso nem mesmo entre os membros do Comitê Gestor. A criação desse grupo especial, aliás, teve como uma das primeiras crises justamente a escolha de Luxemburgo.



Trabalho não engrenava, mas tinha resultados



O trabalho foi se desenvolvendo, o Palmeiras não conseguia evoluir dentro de campo, teve pouquíssimas boas apresentações, mas, como seria na maioria dos times do futebol brasileiro, o resultado era o mais importante. Diversos argumentos frágeis eram dados por quem apoiava a escolha.



O time conseguia vitórias suadas, não conseguia desempenhar contra os seus principais rivais, mas foi campeão do Paulista. É inegável que a conquista tem peso importante para o Alviverde, especialmente por ter sido contra o Corinthians, em uma final que evitou o tetra do arquirrival. Mas o nível do campeonato foi péssimo.



A pandemia também serviu como escudo. Não seria justo dizer que a covid não atrapalhou os times, mas a questão é que esse é um problema em comum para todos, não só para o Palmeiras. A falta de treinos, a falta de ritmo, os desfalques pela doença...



A diretoria alegava que o elenco passava por uma reformulação, que a diretriz de contratação era outra, que alguns atletas importantes saíram, que a base estava tendo mais oportunidade. O contexto é verdadeiro, mas, ainda assim, a qualidade do que era apresentado poderia ser melhor. O Palmeiras não tem time para estar atrás de Fluminense, Santos, São Paulo e Internacional no Brasileirão. Nem mesmo o elenco do Atlético-MG é tão diferente do palmeirense.



Argumentos foram caindo



Pouco a pouco, os argumentos foram caindo. O título Paulista deixou de ser tão lembrado, a invencibilidade não existia mais, o time foi derrotado em casa pela primeira vez no ano, perdeu para o São Paulo no Allianz Parque pela primeira vez na história... É bem provável que o trabalho de Luxa tenha durado mais do que o normal pela falta de público nos estádios. A pressão pela troca seria bem maior, especialmente logo após a derrota para o time do Morumbi.



Agora Maurício Galiotte procura um novo técnico, sem ter um favorito definido em sua cabeça. O mercado para a reposição não tem tantas opções e a diretoria não quer errar. Aguardamos cenas dos próximos capítulos. Enquanto isso, Sampaoli briga pelo topo com o Atlético-MG e o Flamengo segue na caça à liderança.







Palmeiras, Luxemburgo, Verdão, SEP, Luxemburgo



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





2682 visitas - Fonte: esporte.uol

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Genecy Ferreira     

O FUTEBOL QUE LUXEMBURGO PRATICOU EM 93 E 94 ERA UM, E TINHA CRAQUES , AGORA NOS TEMPOS DE HOJE O FUTEBOL SE MODERNIZOU , É UM FUTEBOL JOGADO PRA FRENTE , RÁPIDO E NO MÁXIMO TRÊS TOQUES NA BOLA E NA ESPÉCIE SAFONA ONDE TODOS ATACAM E TODOS DEFENDEM! AGORA COM ESSE NEGÓCIO DE JOGAR BOLA PRA UM LADO E PRA OUTRO NÃO LEVA A NADA.

Do que tinha mo mercado achava o luxemburgo melhor, nao deu certo, mas tem história no Palmeiras, está claro que esses jogadores sao paneleiros descompromissados e ruins, tem que mandar embora diretor sargento garcia, o dm intteiro, getente de futebol, ficar so com vina, gustavo gomes e os garotos o resto ruaaaaaa caçamba começando pelo desagregador felipe melo,

Osmar Perez     

As viuvinhas do luxa estão inconsoláveis!

julio cesar     

Seu cu.....

Osmar Perez     

Julio Cesar e Lone Knight vão assistir novela também!

Osmar Perez     

Isso... Faz esse favor pra gente!!

Gilcilene Lima     

Ja falei o problema são esses jogadores, só querem o salário. Não são palmeirenses nem profissionais. Pode arrumar um caminhão de técnico que não adianta. Se não abrir o olho é B com certeza. Da até medo qual técnico vão contatar. Essa diretoria do Palmeiras não tem compromisso com a entidade. Pra eles tanto faz, não é o time do coração deles. É o nosso time de coração mais somos só torcedores. Foda-se vou assistir novela a partir de hoje.

José Cândido     

FORA LUXA URGENTE FORA GALIOTTE URGENTE VOLTA NOBRE URGENTE ANTES QUE O CABEÇA DE OVO ACABA COM O PALMEIRAS

Gente o problema do palmeiras não é o Luxa. O principal problema é esse careca e sua administração horrorosa, contratou e super valorizou jogadores ruim fracassados, o palmeiras só tinha um jogador de verdade, que era o Dudu, e resto é tudo meia boca. Nem um treinador vai tirar leite de pedra.

Wilson Ribeiro     

Agora tem mandar o galinote embora o cabeça de ovo, volta Paulo Nobre..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras