Sem queimar etapas, Abel não tem pressa para escalar Endrick, que passa por processo de transição entre base e profissional

19/8/2022 12:06

Sem queimar etapas, Abel não tem pressa para escalar Endrick, que passa por processo de transição entre base e profissional

Treinador português faz trabalho psicológico e trata promoção ao elenco principal com cautela

Sem queimar etapas, Abel não tem pressa para escalar Endrick, que passa por processo de transição entre base e profissional

Endrick entrou em campo e ajudou o time sub-20 do Palmeiras a vencer o Vasco e conquistar uma vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro da categoria. O jogo foi o primeiro do atacante como titular após a assinatura do contrato profissional e de uma entorse no tornozelo direito.



Aos 16 anos, o atacante tem alternado entre aparições no time sub-20 e treinamentos com o elenco profissional. Ainda sem previsão de ser utilizado pelo técnico Abel Ferreira, Endrick atua em jogos da base para manter o ritmo de jogo e seguir no processo de transição ao time de cima.

O atacante ainda busca recuperar a forma física após ficar um período sem jogar em virtude do problema físico, sofrida justamente às vésperas da assinatura do primeiro contrato profissional com o Verdão, válido por três anos e com multa rescisória de 60 milhões de euros (cerca de R$ 334 milhões).

Quando o Abel vai utilizar o Endrick?
Essa talvez seja a pergunta mais feita entre os torcedores do Palmeiras após o atacante completar 16 anos. A questão, porém, é tratada com muita cautela pela comissão técnica, que evita estipular qualquer prazo ou dar esperança para os torcedores e ao jogador.

Tratado como uma das maiores promessas da base, Endrick teve um bate-papo com Abel Ferreira durante treino na última semana. O treinador também faz um trabalho psicológico com o atacante assim como fez com outros jovens jogadores do elenco, casos de Gabriel Menino, Vanderlan, Patrick de Paula e Gabriel Veron.

– O Endrick tem arrebentado no sub-17, sub-20 e vamos ver o que ele fará contra Gómez, Luan, Murilo. Quando vamos subindo, o opositor também sobe. Se ele chegar aqui no principal e fizer o que faz no sub-17 e sub-20, vai jogar, como jogam os outros. Eles têm de fazer a diferença. Se tiver dificuldade, vamos dar tempo necessário, como fazemos com todos. Vai depender dele – disse Abel Ferreira, no dia em que Endrick assinou o contrato profissional com o Palmeiras.

A forte concorrência no ataque e os jogos decisivos em sequência também são fatores que precisam ser levados em consideração para a não utilização do atacante. Inscrito no Brasileirão e também na fase final da Libertadores, Abel avalia que seria uma pressão desnecessária relacionar o jovem para jogos grandes.

Além disso, Endrick hoje tem a concorrência de vários jogadores no setor, como os recém-contratados Lópes e Merentiel, além de Rafael Navarro, Breno Lopes, Wesley, Dudu e Rony.

Primeiras impressões

Endrick chamou a atenção por dois aspectos nos primeiros treinos com o elenco profissional. A maneira como encara a carreira, sendo pontual e extremamente dedicado e atento aos conselhos, e a forma como se relaciona com os jogadores mais experientes.

Apesar de ter apenas 16 anos, Endrick tem demonstrado uma personalidade que impressiona os profissionais que trabalham no dia a dia. O jogador é visto como um ponto fora da curva pelo grau de amadurecimento e pela expectativa criada em torno do seu futuro.

Outros jogadores promovidos das categorias de base acabaram tendo problemas justamente no processo de transição e com a badalação em torno da fama e do dinheiro. Caseiro e com a família sempre ao redor, Endrick inspira menos cuidados no extracampo.

O bom relacionamento e a maneira como trata os jogadores mais experientes também é alvo de comentários positivos internamente. É frequente ver o atacante postar brincadeiras nas redes sociais, como já fez com Bruno Tabata, Gustavo Gómez e Luan.

O jovem é bem visto pelo elenco, que reconhece as qualidades e também dificuldades de um jogador de 16 anos se adaptar ao futebol profissional.

Com títulos em todas as categorias da base do Palmeiras, Endrick deve seguir o restante da temporada atuando em jogos do time sub-20, que segue na briga pelos títulos paulista e brasileiro. Apesar disso, o atacante deve manter a rotina de treinos com o elenco profissional.

O Verdão está na semifinal da competição nacional e pode ter um clássico contra o São Paulo na disputa por uma vaga na decisão. No estadual, o Palmeiras está na terceira fase e defende uma das melhores campanhas do torneio.




Palmeiras, 2022, Endrick



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





3018 visitas - Fonte: globoesporte.globo.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Doni Prado     

Quero ver jogando o moleque é fora da curva então vamos por pra jogar

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras