Nesta terça-feira, o Palmeiras comemora aniversário de uma conquista marcante de sua rica história. Há 63 anos, em cima do Santos de Pelé, o Verdão sagrou-se campeão palista de 1959, competição que ficou consagrada como "Supercampeonato Paulista" pelo equilíbrio e qualidade técnica.
No dia 10 de janeiro de 1960, a equipe então dirigida por Oswaldo Brandão bateu o Alvinegro Praiano por 2 a 1 no terceiro jogo de desempate, disputado no Pacaembu. Pelé abriu o placar para o Peixe, mas Julinho Botelho e Romeiro buscaram a virada para dar o título aos palmeirenses.
A competição, composta por 20 equipes do interior e da capital, foi disputada em formato de pontos corridos, em dois turnos. O Palmeiras fez uma excelente campanha, com 29 vitórias em 38 jogos disputados. A campanha do Verdão ficou marcada por goleadas contundentes, como um 6 a 1 sobre o São Paulo e um 5 a 1 sobre o próprio Santos.
Apesar disso, a equipe de Pelé também teve uma campanha irretocável e terminou a competição empatada com o mesmo número de pontos com o Palmeiras. Assim, conforme o regulamento da época, seria disputado um jogo desempate.
Com um time forte, o Santos havia vencido três dos últimos quatro estaduais e fez jogo duro com o Palmeiras. No dia 5 de janeiro, foi disputado o primeiro duelo entre as equipes, que terminou empatado em 1 a 1. No dia 7, em nova partida, os dois esquadrões voltaram a ficar em igualdade, desta vez em 2 a 2.
Dessa forma, o campeão só saiu no dia 10 de janeiro, no terceiro jogo de desempate. O Santos saiu na frente com Pelé, logo aos 14 minutos da primeira etapa. Valente, o Palmeiras foi buscar a virada. Ainda antes do intervalo, Julinho Botelho empatou para o Verdão. Já aos 3 minutos do segundo tempo, Romeiro anotou o gol da vitória e do título palmeirense.
O Palmeiras encerrou aquela campanha com 112 gols marcados e 36 sofridos, nos 41 jogos que disputou. No total, foram 30 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas durante toda a competição.
2676 visitas - Fonte: https://www.terra.com.
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas
Foi nesse dia, que eu com 11 anos comecei a torcer para o Palmeiras!! De lá pra cá vivi muitas emoções e tive algumas decepções!! Tudo começou quando Pelé fez 1xO e aí veio a gozação em cima de mim, mas o troco veio no empate com Julinho e quando Romeiro fez o gol da vitória fui a forra, mesmo sem saber quase nada do Palmeiras, um time forte e quase embativel na época! Hj agradeço quem me provocou. Assim nasceu mais um palmeirense,cuja trajetória como torcedor após 64 anos do ocorrido, me considero Feliz e muito ligado ao nosso Verdão!!! Carlão Perobal Pr