Estreia do ‘Judô para Todos’ e ginásio lotado marcam o 48º Torneio Periquito do Verdão

27/8/2016 16:38

Estreia do ‘Judô para Todos’ e ginásio lotado marcam o 48º Torneio Periquito do Verdão

Estreia do ‘Judô para Todos’ e ginásio lotado marcam o 48º Torneio Periquito do Verdão

A estreia das lutas na categoria “Judô para Todos” e uma homenagem aos 20 anos da medalha olímpica de Henrique Guimarães e marcaram a 48ª edição do Torneio Periquito de Judô, realizado neste sábado (27), no ginásio do Palestra Italia. Academias de todo o Brasil, personalidades do judô e mais de 800 atletas de todas as idades lotaram a sede do clube para prestigiar uma das mais tradicionais competições da modalidade a nível paulista e nacional, realizada desde 1968.



A cerimônia de abertura, comandada pelo vice-presidente da Federação Paulista de Judô e mestre de cerimônias José Jantália, introduziu as academias presentes e chamou a entrada da delegação do Palmeiras – a bandeira alviverde foi carregada pelo judoca Felippe Reis, atleta do clube e primeiro judoca com Síndrome de Down a conseguir a faixa preta no Estado de São Paulo. As cheerleaders fizeram uma apresentação agitada, seguida do coral do Verdão, que cantou o Hino Nacional.



As lutas foram realizadas nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Veteranos e Judô Para Todos – para promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Foram premiados os judocas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada classe. O Palmeiras não concorreu ao troféu por equipes, já que inscreveu número ilimitado de competidores (as demais puderam inscrever até 40 judocas).



“O Periquito é um dos torneios mais antigos do judô no Brasil. Temos academias que nos procuram durante todo o ano esperando do evento, que homenageia justamente o aniversário do clube. Muitos atletas do cenário nacional e até medalhistas em Jogos Olímpicos já participaram. Fomos pioneiros ao estrear neste ano a categoria ‘Judô para Todos’, com a presença de 50 atletas portadores de deficiência. É uma satisfação também ajudar a desenvolver o esporte nesse sentido”, disse Davi Menani, um dos diretores do judô do Palmeiras.



No ano da realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, a tradição palmeirense nos outros esportes foi representada pelas homenagens a Henrique Guimarães, professor e coordenador do judô do Verdão. Há 20 anos, ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, e tornou-se o único atleta do clube em esportes individuais a subir ao pódio em uma Olimpíada. O clube tem outros 11 bronzes (basquete e futebol) e o ouro de Gabriel Jesus.



"É um torneio muito tradicional. Participei de pelo menos 20 edições como atleta. O Periquito faz parte do calendário dos judocas, da preparação para outros torneios. Temos aqui academias do Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Fico honrado de fazer parte dessa grande festa. E ainda inovamos neste ano com o 'Judô para Todos', uma responsabilidade social importante para o clube. Sou muito grato ao Palmeiras, que caminhou comigo na busca do meu sonho e na conquista olímpica. Esse manto sagrado me fez muito feliz, é uma honra ser homenageado mais uma vez", disse Henrique Guimarães.



Representando o Palmeiras, também foram condecorados os diretores de esportes olímpicos, Enrique Guillen e Gilson Marques, os diretores do judô, Alexandre Gaspar e Davi Menani, os senseis Antônio Inácio, Tadeu Uehara e João Pisani, os atletas Giovanni Henrique (do Verdão e da seleção brasileira), Ketelyn Santos (campeã paulista sub-21 e sênior) e Felippe Reis, a diretora da ginástica, Luciana Santilli, a diretora de cultura e arte, Ida Nagliati Tieghi e o diretor do tênis de mesa, Ademir Rodrigues – um desafio de tênis de mesa agitou o público na área externa.



O Periquito de Judô é organizado pelo Palmeiras desde 1968, quando foi fundado o Departamento de Defesa Pessoal (que reunia anteriormente judô, karatê e boxe). Desde então, ele se desenvolveu e tornou-se uma das principais forjas de campeões do cenário judoca no país, revelando campeões do Brasil e do mundo. O presidente da FPJ, Alessandro Puglia, entre outras personalidades e dirigentes do judô brasileiro, também marcaram presença neste sábado.







8934 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

palmeiras timão.do.coraca
Raimundo Souza Campos
o

grupos do palmeiras que quiser entra chama 4497605176

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 11:00 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Palmeiras

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque
2 X 1
Palmeiras
Independiente Del Valle