Clima no Palmeiras é de paz política

12/10/2016 10:07

Clima no Palmeiras é de paz política

Depois de anos de muito agito nos bastidores, Verdão tem raro momento de tranquilidade. Candidato único, Mauricio Galiotte é visto como agregador no clube

Clima no Palmeiras é de paz política

Galiotte, entre Nobre e Cuca: presença no dia a dia da Academia (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras)





Em reunião na última segunda-feira, Mauricio Galiotte deu mais um passo para assumir a presidência do Palmeiras. Aprovado pelo Conselho Deliberativo com 165 votos, o dirigente vai liderar uma chapa única na assembleia de sócios no fim do ano. Em alta, o clube vive um momento em que o ambiente dentro de campo tem refletido positivamente no quase sempre agitado bastidor alviverde.



Mas para entender o importante momento vivido pelo Palmeiras hoje é necessário um retorno a um passado não muito distante. Mais precisamente aos meses de janeiro de 2013 e novembro de 2014, quando Paulo Nobre iniciou seus dois mandatos de presidente do Verdão.



Na primeira oportunidade, Nobre venceu a eleição contra Décio Perin com a expectativa de renovar na política alviverde. Na prática, herdou um clube recém-rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, com a maior parte das receitas comprometida e um elenco ainda em formação, às vésperas da disputa Taça Libertadores.



A última eleição, em 2014, registrou um dos momentos mais críticos da atual gestão. Enquanto Paulo Nobre vencia a disputa contra Wlademir Pescarmona, a primeira direta, com participação dos associados, o time então comandado por Dorival Júnior era derrotado pelo Internacional, em Porto Alegre, na penúltima rodada do Brasileirão. A terceira queda do clube só não foi concretizada na semana seguinte graças a uma diferença de dois pontos - o Verdão fechou o torneio na 16ª posição.



Do início de 2015 para cá, com Alexandre Mattos no lugar de José Carlos Brunoro na administração do futebol, o Palmeiras começou a resgatar a importância da sua marca em termos esportivos. Os momentos de cobrança e pressão foram transformados em uma rotina de vitórias contra os principais rivais, disputa por títulos. Enfim, o Verdão voltava a ser protagonista. Méritos para Paulo Nobre, que teve grandes acertos no seu segundo mandato, mas sem fugir de alguns questionamentos.



Evolução no quadro de sócios do programa Avanti, maior aproveitamento de atletas formados nas categorias de base, crescimento de receita com patrocínio no uniforme, boa média de público na reformada arena e vitória nos bastidores na discussão de contrato com a WTorre são vistos como fundamentais para uma sequência de paz no clube. Por outro lado, o clube teve de recorrer a empréstimos pessoais do dirigente em algumas oportunidades para equilibrar o caixa e honrar compromissos.



Com o time de Cuca na liderança do Brasileirão e com chances de conquistar o bicampeonato seguido na Copa do Brasil, tudo mudou no Palmeiras em quase quatro anos. E é na figura do Galiotte que o bastidor palmeirense vê a possibilidade de iniciar uma nova gestão dando sequência ao trabalho de reestruturação. Sem articulação e liderança, o principal grupo de oposição no Palmeiras abriu mão de lançar um candidato na disputa presidencial, mas, em comunicado, reiterou papel de fiscalização e cobrança aos atuais e futuros gestores do clube. O nome do vice-presidente, porém, agrada a todas as alas políticas do Verdão.



Galiotte vai tratar das renovações de Cuca e Mattos (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)





De perfil calmo e apaziguador, ele tem o aval do atual presidente Paulo Nobre e do ex-presidente Mustafá Contursi, figura política influente nos bastidores, além de grande maioria do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização). Além de ser uma figura ativa no dia a dia da sede social alviverde, o dirigente foi em várias oportunidades o responsável pelo diálogo por parte da direção palmeirense.



Como primeiro vice, coube a Galiotte intermediar negociações no futebol e também participar diretamente do relacionamento com os patrocinadores - foi figura importante nas negociações com os principais parceiros, principalmente no acerto com a Crefisa. De diálogo aberto, ganhou elogios até dos principais opositores e é visto como uma opção de conciliador e agregador nas alamedas palmeirenses.



A eleição presidencial no Palmeiras está marcada para o dia 26 de novembro. Para ser eleito, a chapa liderada por Mauricio Galiotte precisa de ter 50% mais um voto da quantidade total dos associados que optarem por participar do pleito. Se aprovado, ele assume o comando do clube ainda em dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro.



Na festa de aniversário do clube, Nobre presentou Galiotte com a faixa de campeão da Copa do Brasil (Foto: Tossiro Neto)



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





3396 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Paulo Nobre, o melhor presidente de todos os tempos. ..esse sim, poderá ser presidente da FIFA em breve.

Paulo Nobre, o melhor presidente de todos os tempos. ..esse sim, poderá ser presidente da FIFA em breve.

Paulo Nobre, o melhor presidente de todos os tempos. ..esse sim, poderá ser presidente da FIFA em breve.

acho q essa politica do verdão devia servir d exeplo para o Brasil todo.... pois é a prova q união e uma politica voltada a todos os interesses funciona..... a prova é q 90% dos Palmeirenses tão felliz com a Diretoria verde

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras