Como a trajetória pós-título da Libertadores pode ajudar o Palmeiras a fazer da obsessão uma realidade

1/6/2020 20:30

Como a trajetória pós-título da Libertadores pode ajudar o Palmeiras a fazer da obsessão uma realidade

Relembre as campanhas do Verdão depois da primeira conquista em 1999

Como a trajetória pós-título da Libertadores pode ajudar o Palmeiras a fazer da obsessão uma realidade

Desde a conquista da Libertadores em 99, retransmitida por TV Globo e GloboEsporte.com no último domingo, o bicampeonato do torneio se tornou obsessão para os torcedores do Verdão.







LEIA TAMBÉM: [BUZZFEED]: 7 jogadores que foram campeões pelo Palmeiras e hoje estão na Série B





Nesta temporada, aliás, o Palmeiras disputa a Libertadores pela quinta vez consecutiva, algo que tem aumentado ainda mais o desejo de vencê-la. Não só por parte da torcida, mas também do elenco.



É claro que a Libertadores é uma obsessão. Hoje, como capitão da equipe, se torna mais do que uma obsessão. É um sonho de fazer com o que o nosso amado Palmeiras volte a levantar o troféu almejado por todos – afirmou Felipe Melo, em live promovida pelo clube.



No clube, a experiência adquirida pelo elenco nas últimas temporadas é apontada como um ponto positivo. O discurso é de aprender com os erros que custaram eliminações e assim fortalecer o grupo.



Tenho objetivos na vida, e um é ser campeão da Libertadores pelo Palmeiras. Mas não só meu. Acredito que é de todos os jogadores e da comissão técnica, principalmente. O Vanderlei é obcecado por essa taça – falou Rony, em entrevista ao Nosso Palestra.



Líder do Grupo B, o Verdão tem 100% nesta temporada, com vitórias sobre Tigre, da Argentina, e Guaraní, do Paraguai. A Libertadores, porém, está paralisada por conta da pandemia de coronavírus e ainda não tem data para retorno.



Como foram as campanhas depois do título:



2000


Felipão levou o Palmeiras até a decisão pelo segundo ano consecutivo. No caminho, um destaque positivo para os alviverdes: mais um encontro com os corintianos e mais uma vitória palmeirense, dessa vez nas semifinais.



Na final contra o Boca Juniors, empate por 2 a 2 na Bombonera. Na volta, no Morumbi, empate sem gols que levou a decisão para as cobranças de pênaltis. O título ficou com os argentinos.



2001

Na terceira participação consecutiva do Palmeiras na Libertadores, mais uma boa campanha. O Verdão comandado por Celso Roth eliminou o São Caetano nas oitavas e o Cruzeiro de Felipão nas quartas, nas cobranças de pênaltis.



Na semifinal, o jogo de ida contra o Boca Juniors, na Bombonera, até hoje é lembrado pelos palmeirenses com lamentação pela péssima atuação do árbitro paraguaio Ubaldo Aquino, por conta de um pênalti duvidoso para os donos da casa e um não marcado para os palmeirenses.



Ele ainda expulsou o volante Fernando por suposta simulação. Os placares de 2 a 2 levaram a disputa por uma vaga para a final nos pênaltis mais uma vez. Vitória do Boca Juniors de Riquelme no velho Palestra Italia.



2005

Classificado pela campanha no Campeonato Brasileiro de 2004, o Palmeiras eliminou o Tacuary do Paraguai na fase eliminatória e depois avançou para o mata-mata ao passar por um grupo que tinha Cerro Porteño, Deportivo Táchira e Santo André.



O Verdão parou nas oitavas de final no clássico contra o São Paulo. À época, o time foi dirigido por três técnicos durante o torneio: começou com Estevam Soares, depois teve Candinho e foi eliminado com Paulo Bonamigo.



2006

Com Emerson Leão no banco, o Palmeiras eliminou o Deportivo Táchira na fase preliminar para entrar em um grupo com Cerro Porteño, do Paraguai, Atletico Nacional, da Colômbia, e Rosario Central, da Argentina.



Nas oitavas de final, novamente contra o São Paulo, Marcelo Vilar foi o técnico no confronto que tirou o Verdão na primeira etapa do mata-mata.



2009

De novo, o Palmeiras entrou na Libertadores participando da fase prévia. Dessa vez duas vitórias contra o Real Potosí. Na fase de grupos, o time de Vanderlei Luxemburgo enfrentou Sport, LDU e se classificou com gol no último minuto de Cleiton Xavier contra o Colo-Colo, no Chile.



Nas oitavas, grande atuação de Marcos na classificação palmeirense contra o Sport. Mas, nas quartas de final, o Verdão foi eliminado após dois empates com o Nacional: 1 a 1 em São Paulo e 0 a 0 no Uruguai.



2013

Rebaixado para a Série B em 2012, o Palmeiras disputou a Libertadores por causa da conquista da Copa do Brasil. O time de Gilson Kleina tinha dificuldades, mas se classificou na liderança do grupo que tinha Libertad, Alianza Lima e Tigre.



A eliminação foi nas oitavas depois de empatar sem gols no jogo de ida no México e perder no Pacaembu para o Tijuana.



2016

A primeira Libertadores no novo estádio não foi nada positiva. Eliminação ainda na fase de grupos - os rivais foram Rosario Central, Nacional de Montevidéu e River Plate do Uruguai.



Campeão da Copa do Brasil de 2015, o Verdão trocou de técnico durante a competição: saiu Marcelo Oliveira e entrou Cuca.



2017

O sonho do bicampeonato parou nas oitavas de final mais uma vez. Os rivais da fase de grupos foram Atletico Tucuman, Jorge Wilstermann e Peñarol.



O marcante da campanha foi a briga generalizada no jogo disputado em Montevidéu, quando Fernando Prass foi agredido, Felipe Melo foi perseguido e agrediu um adversário.



O jogo da eliminação foi nas oitavas de final, em São Paulo, contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador.



2018

Foi a melhor campanha do Palmeiras na Libertadores nos últimos anos, novamente com Felipão no banco a partir do mata-mata. O Verdão passou na liderança geral na fase de grupos em uma chave que tinha também Boca Juniors, Alianza Lima e Junior Barranquila.



Nas oitavas e nas quartas, venceu Cerro Porteño e Colo-Colo, mas parou no Boca Juniors na semifinal.



2019

O Palmeiras de Felipão parou nas quartas de final, contra o Grêmio. O Verdão até tinha boa vantagem, depois de vencer em Porto Alegre e sair na frente no Pacaembu, mas permitiu a virada. Antes, os palmeirenses haviam passado por Junior Barranquilla, San Lorenzo e Melgar.



2020



O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo começou a Libertadores de 2020 da melhor maneira possível: 100% de aproveitamento após duas rodadas.



Depois de estrear com vitória de 2 a 0 contra o Tigre na Argentina, o Verdão venceu o Guaraní do Paraguai na arena por 3 a 1. Ainda não há definição sobre o retorno do torneio.





Palmeiras, Libertadores, Trajetória, Campanha, Título, 2020, Verdão



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





3474 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras