Reeleito presidente do Conselho do clube, relembre a trajetória de Seraphim Del Grande no Palmeiras

23/6/2021 16:39

Reeleito presidente do Conselho do clube, relembre a trajetória de Seraphim Del Grande no Palmeiras

Reeleito presidente do Conselho do clube, relembre a trajetória de Seraphim Del Grande no Palmeiras

Os conselheiros do Palmeiras escolheram nesta segunda-feira (21) o presidente do Conselho Deliberativo. O conhecido Seraphin Del Grande foi mais uma vez eleito. Com 129 votos contra 114 de Mário Gianinni, Seraphin é o nome da situação e apoiado por Leila Pereira e Maurício Galiotte.











LEIA TAMBÉM: Diego Costa teria aceito reduzir salário para retomar negociação com Palmeiras, revela jornalista








A eleição no Conselho Deliberativo é a primeira parte de um calendário político agitado no Verdão em 2021. Ainda em junho, os conselheiros escolherão os novos membros do Conselho de Orientação e Fiscalização.





Seraphim Del Grande já presidiu o Conselho alviverde e foi diretor de futebol do Palmeiras em duas oportunidades. Na década de 1990, teve muito sucesso durante a cogestão com a Parmalat, mas não repetiu os bons resultados em 2010.





Além disso, o cartola participou da reaproximação entre Paulo Nobre e Crefisa ao lado do hoje presidente alviverde Maurício Galiotte logo na primeira crise entre clube e patrocinador.





Era Parmalat





Não há dúvidas que a “Era Parmalat” foi o período mais vitorioso da história da Sociedade Esportiva Palmeiras e muito disso se deve a um homem: Seraphim del Grande.





Diretor de Futebol na época, foi responsável por trazer a marca para o clube em 1992 e iniciar a cogestão que marcou o futebol por ser completamente fora da curva.





No início dos anos 1990, o clube contou com a injeção de dinheiro da companhia italiana de alimentos, que montou supertimes e ajudou o time a sair de uma fila de 16 anos sem títulos, além de coroar um dos períodos mais vitoriosos da história da agremiação.





Apesar de vitoriosa, a 'Era Parmalat' levou dois anos para chegar a um título. As partes se uniram em 1991, e a primeira taça veio apenas no dia 12 de junho de 1993, na final do Campeonato Paulista, em cima do Corinthians.





Essa fase, além de recolocar o Palmeiras no cenário nacional, ainda ajudou o time a quebrar um longo tabu fora do país. Afinal, foi no período com a empresa como parceira que a equipe finalmente conquistou títulos de competições sul-americanas, algo que no passado tinha ficado apenas no quase com os vices da Libertadores em 1960 e em 1968.





O Palmeiras foi finalista da Libertadores em 1999, ano no qual foi campeão, e em 2000, quando perdeu a decisão para o Boca Juniors. O clube também foi finalista da Copa Mercosul, espécie de Copa Sul-Americana da época, em 1998, quando foi campeão em cima do Cruzeiro, e ficou com o vice em 1999 e 2000, ao perder as finais para Flamengo e Vasco, respectivamente.





A parceria entre Palmeiras e Parmalat terminou no final de 2000. O desfecho inclusive não foi bom para ambas as partes. O Verdão teve prejuízos financeiros, más gestões e acabou rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2002 - só voltando a ser campeão em 2008. Envolvida em uma série de escândalos, a empresa italiana decretou falência em 2003.





Em nove anos da chamada ‘Era Parmalat’, o time paulista conquistou 11 títulos e foi vice-campeão em outras seis oportunidades. Apesar de ter passado anos longe do clube, Seraphim Del Grande voltou a fazer parte da diretoria em 2017 e permanece até hoje na presidência do Conselho.





'Reforço' à direção do clube em 2010





Na onda de mudanças no departamento de futebol em 2010, o Palmeiras resgatou Del Grande para assumir o cargo de diretor de futebol. O atual presidente do Conselho Deliberativo trabalhou ao lado de Genaro Marino e Savério Orlandi, outros diretores que o futebol já tinha.





Embora estivesse fora do comando do futebol na época, Del Grande mantinha sua voz ativa no clube e atuava como uma espécie de conselheiro do então presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Ao lado do mandatário palmeirense, ele participou da reunião que definiu a demissão do técnico Muricy Ramalho e também da contratação de Antônio Carlos Zago, naquele mesmo ano.











No entanto, a segunda passagem de Seraphim no Alviverde foi decepcionante. O ano de 2010 começou com a esperança de que fosse diferente da temporada anterior, mas terminou de forma melancólica. Com fracassos no Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro, o Palmeiras fechou 2010 de forma frustrante: sem títulos ou vaga para a Taça Libertadores para 2011.























Palmeiras, Seraphim Del Grande, Trajetória, Parmalat, Conselho, Verdão



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





1944 visitas - Fonte: Verdaoweb.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Antonio Carlos     

Carrca do caralho

Carlos Santos     

João Paulo(gambiarra) só pode ser Gambá, chama a polícia.

Nilson Severino     

Não é que o FDP 171 desse João Paulo voltou

DESBLOQQUEIO OS CANNAIIS FECHADO DE TVV PRA VOCÊ QUE ASINNATTE DE TV PRO ASSINNATURA E TAMBÉM REEDUZZIIMOS VALORES ABSURDO DA FATURA PARA TODOS BRASSIILL SÓ PAGA DEPPOIIS DO SERVIÇO FOR FEEIITO WHATSAPPPP8899020721

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras