19/1/2022 17:36
Novo protocolo do Paulista prevê obrigatoriedade de vacinação e testagem em massa
Documento teve regras endurecidas após aumento de casos de Covid no estado
A Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol irá endurecer as regras do protocolo sanitário para o Campeonato Paulista, que começa no próximo domingo.
O novo documento, programado para ser apresentado nesta quinta-feira, prevê obrigatoriedade de vacinação completa, apresentação de teste negativo para Covid até 24 horas antes dos jogos e sete dias de afastamento para casos assintomáticos com teste negativo no sétimo dia.
Segundo o médico Moisés Cohen, que preside a comissão, essas regras foram debatidas com os clubes, a CBF e a Secretaria de Saúde do estado e devem ser seguidas por jogadores, membros da comissão técnica, delegados e árbitros da partida. As alterações se dão pelo aumento de casos nas últimas semanas, consequência da chegada da variante ômicron.
Essas pessoas deverão comprovar a vacinação com duas doses ou dose única. De acordo com Cohen, casos excepcionais de não vacinados serão analisados pela comissão médica.
Além disso, todos, sem exceção, deverão apresentar testes negativo de antígeno. Atualmente, a testagem é requerida só a quem não está vacinado.
Uma terceira mudança é no período de afastamento. A federação considera o período de 10 dias como padrão, mas permitirá que um atleta volte aos treinos no oitavo dia caso ele esteja sem sintomas e tenha um teste negativo, feito sob responsabilidade do médico do clube, no sétimo dia.
Caso o resultado seja positivo no sétimo dia, deverá aguardar os dez dias de isolamento para poder voltar aos treinos.
Por fim, quem teve Covid diagnostica com teste PCR a partir de 1º de janeiro só precisará fazer novo teste após quatro meses.
O Campeonato Paulista começa domingo, com o jogo entre Palmeiras e Novorizontino, adiantado da quinta rodada. Nos dois últimos anos, o torneio foi paralisado por causa do aumento de casos de Covid.
Nesta edição, o estadual começará com restrição de público. Os estádios poderão receber torcedores até o máximo 70% da capacidade.
VEJA TAMBÉM
- “Troquem, como trocam de treinadores”, diz Abel sobre arbitragem
- Gabriel Jesus se aproxima de se transferir para o Arsenal e Palmeiras deve receber boa grana
- Abel elogia Naves, zagueiro da base campeão da Copinha
LEIA TAMBÉM: Barcelona observará joia Endrick em torneio na França
E MAIS: No Brasileirão, Palmeiras vai buscar título inédito na era Abel Ferreira
E MAIS: Comissão técnica do Palmeiras pediu a manutenção de jovens da base

1794 visitas - Fonte: globoesporte.com
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas